terça-feira, 31 de maio de 2011

Matemática e as operações lógicas básicas

   Uma coisa que me lembro em toda minha vida, desde do ensino fundamental e passando pelo ensino médio, que eu nunca fui muito bom de matemática, e logo vocês me pergunta por que eu escolhi um curso com tanta matemática como os cursos da área d TI "bom eu não faço a mínima idéia".
   Uma das minhas matérias do meu curso de Tec. em redes de computadores é matemática para a computação no começo ai que seria e realmente foi calmo com Operações lógicas básicas, mais o que é isso você me pergunta, operações lógicas são quando você tem duas proposições, com resultado lógicos (V ou F, verdadeiro ou falso, sim ou não, 1 ou 0) no caso da matematica vamos usar V (verdadeiro) e F (falso). A primeira operação básica e a negação.
  • Negação: ¬p (lê-se “não P”)
 

    A Negação funciona da seguinte forma, se eu tenho uma proposição com V (verdadeiro) eu irei negar o seu valor lógico, então o V passa a ser agora F (falso) e vice versa.
  • ·         Conjunção: p^q (lê-se “ p e q “)


   Como a Conjunção funciona, a conjunção só será verdadeiro em um único caso quando as duas proposições forem verdadeiras, se P for (verdadeiro) e q for (verdadeiro) então sua resposta será verdadeira, mais se P for (verdadeiro) e q for (falso) então a resposta de p conjunção q será F (falso).
Exemplo:
Se uma pessoa que promete, e depois não cumpre o que prometeu então isso será uma inverdade, mais se prometer e cumprir com o que prometeu então isso só pode ser verdade.
  •       Disjunção:  P v q (lê-se “p ou q”)


A disjunção funciona da seguinte forma, só será verdadeiro quando apenas umas das proposições forem verdadeiras, sendo assim na disjunção só será falso em um único caso quando as duas proposições forem F (falsas).

Bom esse é o começo da álgebra, da matemática para a computação, nos post mais a frente vamos ver mais sobre as operações lógicas básicas, como a disjunção exclusiva e finalmente como montar uma tabela verdade usando essas operações.

Quer aprender um pouco mais? Livro -> Matematica discreta

Nenhum comentário:

Postar um comentário